22 de novembro de 2024
Search
Close this search box.

Shopping da Bahia promove série de ações em apoio ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

 Shopping da Bahia promove série de ações em apoio ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Ao longo do mês de abril, o Shopping da Bahia (SDB) realizará uma série de atividades voltadas para a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o acolhimento da comunidade e suas famílias.

Nesta terça-feira (02), o centro de compras, em parceria com o UCI Orient, promoverá uma sessão de cinema exclusiva e gratuita em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A “Sessão Azul”, como é chamada, ocorrerá às 14h, com a exibição do filme de animação Kung Fu Panda, sucesso mundial entre a garotada.

A sessão será adaptada para oferecer uma experiência mais inclusiva às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes. Portanto, durante toda a sessão, as luzes serão suavizadas, o áudio será ajustado para um volume mais baixo e não serão exibidos trailers comerciais durante a apresentação do filme.

Na oportunidade, o SDB receberá representantes do Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRETEA) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

“Adaptar uma sessão de cinema para uma comunidade não é outra coisa senão garantir acesso, e acesso à uma experiência de entretenimento tão popular e adorada pelos baianos. O ingresso gratuito é nosso estímulo para que as mais diversas famílias venham ao shopping e acessem os demais serviços de empoderamento da comunidade TEA que serão oferecidos pela Campanha”, destacou a gerente de marketing do SDB, Thays Leitão.

Durante o mês de abril, a atração infantil sucesso de público, Sonic Adventure Park, também terá sessões azuis ou adaptadas: de segunda a sexta às 18h; sábado às 10h e domingo às 14h. A atração, que fica na praça de eventos Newton Rique, no 2º piso, é ideal para a garotada de 4 a 12 anos de idade. Crianças menores de 4 anos também podem brincar, desde que acompanhadas por um responsável. A entrada é gratuita.

“Desde o ano passado, o Shopping da Bahia vinha nesse movimento de oferecer sessões adaptadas para crianças com TEA nas atrações infantis, como foi com a Noelândia, por exemplo, e continuaremos a fazê-lo em 2024”, reforça Thays Leitão.

Serviços gratuitos para as famílias

Além das sessões adaptadas nos equipamentos de entretenimento infantil, o SDB preparou uma série de serviços ao longo do mês, todos voltados para a conscientização sobre o autismo.

Entre as ações planejadas, o shopping começará a disponibilizar abafadores de ruídos, em cumprimento a Lei Municipal nº 9.789/2024, sancionada em março e com implantação prevista até junho deste ano.

Outra novidade são os kits sensoriais, formados por brinquedos com estímulos sensoriais e que ajudam crianças e jovens dentro do TEA a desenvolverem sentidos como tato e visão.

Além disso, o empreendimento vai distribuir cordões/crachás de identificação para proporcionar mais conforto e segurança para pessoas com autismo e suas famílias durante a visita ao centro comercial.

Outra novidade é o lançamento da cartilha “Inclusão: palavra que toca o coração”, material que apresenta os personagens Theo e Jade, inspirados em crianças com TEA, e ilustra uma história de inclusão passada em um shopping, evidenciando o quanto o acolhimento é essencial na busca pela igualdade.

A cartilha já está disponível gratuitamente no Espaço Cliente, no 2º piso, e para download no site do shopping – https://shoppingdabahia.com.br/. Os demais serviços serão disponibilizados a partir da segunda quinzena do mês de abril, com retirada no Espaço Cliente, no 2º piso, e nos Fraldários.

Capacitação de colaboradores

Internamente, o Shopping da Bahia também vai promover uma capacitação com os seus colaboradores para o acolhimento e atendimento qualificado às pessoas neurodiversas nos corredores do shopping. O treinamento é intitulado “SDB Transforma”, e é realizado em parceria com o Instituto IRIS.

Ao longo do mês de abril, outras iniciativas nesta temática da neurodiversidade e inclusão serão oferecidos aos clientes e colaboradores do Shopping da Bahia e divulgados no site e rede sociais do centro de compras.

“Aproveitamos o mês de abril, mas o compromisso com o acolhimento de pessoas neurodiversas é um valor da nossa empresa e estaremos empenhados em trabalhar para a inclusão ao longo do ano inteiro”, conclui Thays Leitão.

redação

Leia Também