21 de novembro de 2024
Search
Close this search box.

Projeto gratuito leva saúde integral para população de baixa renda a partir desta quarta-feira em Salvador

 Projeto gratuito leva saúde integral para população de baixa renda a partir desta quarta-feira em Salvador

A iniciativa é do Terreiro Ile Axé Alaketu Ogunjaremim, em parceria com a Aláfia Saúde Integral, e vai beneficiar a comunidade com oficinas, consultas clínicas, aferição de pressão arterial e muito mais

SALVADOR – Com o objetivo de enfrentar os desafios de saúde vivenciados pelas comunidades que abrigam terreiros de religião de matriz africana, o Terreiro Ile Axé Alaketu Ogunjaremim, em parceria com a Aláfia Saúde Integral, inicia, na próxima quarta-feira, 11 de setembro, uma série de ações gratuitas voltadas para a promoção de saúde e inclusão social, envolvendo toda a região considerada um dos quilombos urbanos de Salvador. O projeto “Feira de Serviços – Terreiro do Horto”, liderado pelo Babalorixá e Psicopedagogo Douglas Teles (Pai Douglas de Ogum), ocorrerá mensalmente no terreiro, localizado à Rua Major Vitorino Palma, Estrada das Barreiras (Distrito Sanitário Cabula-Beiru). As outras datas serão ajustadas conforme o calendário religioso do Ilê Axé.

Entre as atividades previstas, que contam ainda com o apoio da prefeitura de Salvador, estão oficinas de relaxamento e promoção de cuidado através de práticas integrativas e complementares à saúde, como aromaterapia, reflexoterapia e danças circulares. Além disso, o projeto inclui avaliação de saúde bucal, com orientação prática de escovação e distribuição de escovas e pastas de dente, consultas clínicas e psiquiátricas, aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, atualização do Cadastro Único (CAD Único) e atividades de arte-educação para as crianças da comunidade.

Para a médica especialista em Saúde da Família e uma das parceiras do projeto, Dra. Luamorena Leoni, o projeto é uma forma de resistir e de reafirmar a importância dos terreiros de candomblé como espaços de acolhimento, de promoção de saúde e de inclusão social. “Esperamos que, com essa iniciativa, possamos fortalecer os laços comunitários e construir um futuro mais saudável e inclusivo para todos, principalmente em áreas como esta, considerada quilombola, que tem dificuldade de acesso a serviços básicos de saúde”, pontuou.

De acordo com Pai Douglas de Ogum, os terreiros de candomblé, além de serem espaços de cuidado com a espiritualidade, historicamente são lugares que promovem o empoderamento da população que é colocada à margem da sociedade. “Sabemos que, para o nosso povo, há muitos empecilhos para acessar serviços simples de saúde e de assistência social, por isso é tão importante que possamos fazer essa ponte para que essas ações cheguem também a toda a população”, ressaltou.

As consultas serão pré-agendadas pelo terreiro e terão vagas limitadas, com prioridade para os moradores da comunidade do Horto.

 

Serviço

Feira de Serviços – Terreiro do Horto

Data: 11 de setembro (quarta-feira)

Horário: 8h às 17h

redação

Leia Também