Projeto Ateliê Criativo lança edição de curso gratuito em Dias d’Ávila
Cerca de 60 pessoas serão capacitadas no curso de Design e Empreendedorismo com foco na reciclagem do plástico, na nova edição do projeto Ateliê Criativo, este ano em Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. O evento de lançamento foi realizado, nesta quinta-feira (02), na Escola Municipal Anísio Teixeira, no bairro Parque Petrópolis, e contou com a presença da secretária de Educação do município, Jeane Cruz, além de diretores de escolas municipais e de alunos do curso.
Erenildes dos Santos, de 52 anos, uma das residentes de Dias d’Ávila que se inscreveram no curso, está animada com a expectativa de se qualificar para o mercado de trabalho. “Eu não sabia que o plástico era tão versátil, porque você pode transformar uma tampa, por exemplo, em muitas coisas, como colar, brinco, porta-copo, entre outras. Por isso, o projeto veio para melhorar a vida dos participantes e gerar renda. Quando você aprende, você tem a chance maior de conseguir um trabalho nessa área”, afirma.
Realizada pela Quest/Zeppelin, com patrocínio da Braskem por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa oferece o curso gratuito para pessoas a partir de 16 anos. Com carga horária de 192 horas distribuídas ao longo de oito meses, as aulas são realizadas duas vezes por semana, com turmas nos turnos matutino e vespertino. Durante as atividades, os participantes podem explorar as propriedades do plástico, sua cadeia de produção, os processos de reciclagem e reuso, produzindo objetos e peças de design de uso cotidiano e de interesse artístico. Ao final do curso, os alunos apresentarão um trabalho individual, como forma de avaliar seu aprendizado, que resultará em uma exposição pública na cidade.
Para a secretária de Educação de Dias d’Ávila, Jeane Cruz, é fundamental ressignificar o uso de materiais plásticos como frascos, recipientes e tampinhas. “Incentivar a reciclagem, a começar pela sala de aula e comunidade escolar, é o caminho para formarmos cidadãos conscientes da sua importância e participação na conservação da limpeza de espaços públicos, do uso racional dos recursos naturais, conservação do meio ambiente e até mesmo geração de renda para suas famílias”, afirma.
Já o gerente de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) de Dias d’Ávila, João Grilo, considera o projeto como uma oportunidade para que os participantes aprendam mais sobre a reciclagem do plástico, sustentabilidade e geração de renda. “No Ateliê Criativo, o que era descartado em forma de lixo vira obra de arte, utensílios, brinquedos e outros objetos a partir da criatividade de cada participante do curso. Esses objetos criados, a partir da reciclagem, podem ser vendidos, gerando renda para os alunos”, ressalta João Grilo.
Durante o evento, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer de perto o laboratório onde as aulas serão ministradas. O espaço conta com ferramentas elétricas e manuais, além de máquinas como trituradora, injetora, prensa fria e forno elétrico de alta capacidade. Com esses equipamentos, será possível, por exemplo, transformar tampinhas plásticas em diversas peças, como porta-copos, banquinhos, chaveiros, fruteiras etc. “O espaço foi especialmente equipado para oferecer aos participantes aulas práticas, permitindo que, a partir do conhecimento adquirido, eles possam empreender e gerar renda por meio do conceito de economia circular”, explica Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.
Parceria com o Sebrae – Além da capacitação em design e reciclagem, o Ateliê Criativo oferece uma parceria estratégica com o Sebrae. A instituição promoverá um curso específico de planejamento financeiro e empreendedorismo para os participantes. Além disso, disponibilizará uma incubadora de projetos, que auxiliará na criação de marcas e produtos, e uma oficina de fabricação e manutenção de máquinas relacionadas à reciclagem do plástico. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Dias d’Ávila, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC).