22 de novembro de 2024
Search
Close this search box.

Professor Márcio se consolida como a maior liderança da educação de Camaçari

 Professor Márcio se consolida como a maior liderança da educação de Camaçari

O Grande Encontro da Educação de Camaçari reuniu mais de 600 pessoas da comunidade educativa nesta sexta-feira, 22. A categoria estava unida para debater o futuro da educação do município. Estavam presentes educadores, alunos, diretores, coordenadores, presidentes de grêmios estudantis, 9 representantes que fazem a gestão de colégios estaduais, a vereadora de Salvador, Marta Rodrigues e os líderes políticos Luiz Caetano, secretário da SERIN e pré-candidato a prefeito, além de Ivoneide Caetano, deputada federal.

Um dos grandes destaques do evento ficou por conta da leitura da “carta aberta para a educação” pela professora Marluce Santos. Foi o momento de relembrar a educação de Camaçari no período em que Luiz Caetano foi prefeito da cidade, e o Prof. Márcio Neves estava à frente da gestão educacional. “Período em que os professores eram respeitados”, disse Marta Rodrigues, professora e vereadora.

No seu discurso, o Prof. Marcio compartilhou a lembrança de quando Caetano lhe pediu para trazer o Instituto Federal da Bahia (IFBA) ao município, uma tarefa que ele cumpriu com êxito. E reforçou o desejo de mudar a situação educacional de Camaçari. “Defendo uma educação que inclua o estudante, e não apenas matricule ele. Uma educação que deve estar conectada com a ciência, a tecnologia e a sustentabilidade. Entendo que uma educação de qualidade se constrói coletivamente” declarou.

A presidente do sindicato dos professores de Camaçari, Sara Santiago reconhece a importância do Prof. Márcio Neves para a educação do município. E afirma que a carreira de professor deve ser respeitada, as escolas precisam de estrutura e relembrou a época em que os educadores eram recebidos com tapete vermelho.

Rose Nunes, professora há 15 anos na rede municipal, critica a atual gestão de Camaçari por atuar contrariamente à educação e menciona que a alimentação escolar permanece inadequada. Cátia Rocha, merendeira na mesma rede de ensino, detalha as adversidades enfrentadas pela sua categoria: “Há um descaso com as merendeiras, por muitos anos trabalhamos sem auxiliar, muitas de nós estão lesionadas, afastadas, não recebemos insalubridade. Além de trabalharmos em cozinhas sucateadas, com falta de estrutura hidráulica. A nossa esperança é a mudança”.

A deputada federal Ivoneide Caetano destacou as ações do governo federal em prol da educação. “Lula entregou 100 novos institutos federais e 8 estão na Bahia. Com todo esse investimento, Camaçari precisa de um vereador professor que represente a classe”, disse.

Para Caetano, a educação do município estacionou durante a gestão do atual prefeito. “A cidade não se desenvolveu, a atual gestão não conseguiu construir uma política estruturante em nossa cidade. Não houve política para o educador, para as nossas crianças e jovens.” afirmou o pré-candidato a prefeito de Camaçari.

redação

Leia Também