Parasitas em cães e gatos: ação em Salvador alerta para como preveni-los
Pulgas, carrapatos, piolhos, ácaros, vermes e protozoários. Todos esses parasitas externos e internos costumam atingir a saúde dos pets quando não há práticas preventivas para impedir suas infestações. Ao contrário do que muitos ainda pensam, não estão presentes apenas na grama, água ou alimentos contaminados. Basta um simples passeio na rua, praia ou em outros ambientes para o contato direto ou indireto com os chamados endo e ectoparasitos.
Em virtude disto, para alertar os tutores sobre os perigos desses invasores e os riscos à saúde pública, no dia 23 de março, a Clínica Veterinária (Clivet) da Universidade Salvador (UNIFACS) promove uma ação de triagem e orientação. Os serviços serão oferecidos na Clivet, localizada no bairro da Boca do Rio, das 8h às 12h. Agendamento e outras informações estão disponíveis através do WhatsApp (71) 3203-2649.
Coordenadora da clínica, a professora Simone Freitas ressalta que medidas de controle e prevenção são cruciais para evitar graves problemas nos animais e seres humanos. “Algumas doenças transmitidas por vetores como pulgas e carrapatos possuem potencial zoonótico, ou seja, podem ser transmitidas pelos animais aos seres humanos. A febre maculosa, cujo responsável pela transmissão é o carrapato-estrela, pode acometer cães, gatos e seus tutores, por exemplo. Já a pulga, por meio de suas fezes contaminadas pela bactéria do gênero Bartonella, pode transmitir bartonelose aos felinos. Estes, através da arranhadura ou mordida, passam a doença para o homem”, explica a médica veterinária.