23 de novembro de 2024
Search
Close this search box.

Movimento ‘Se a cidade fosse nossa’ realiza seminário sobre Salvador neste sábado

 Movimento ‘Se a cidade fosse nossa’ realiza seminário sobre Salvador neste sábado

Sábado (4), às 8h, no auditório da Faculdade Visconde de Cairu, no Barris, vai acontecer o Seminário “Se a cidade fosse nossa”. O encontro vai reunir pessoas de diversos segmentos sociais, lideranças comunitárias e políticas e intelectuais de Salvador para debater a cidade. O objetivo é fazer uma análise crítica da realidade urbana da capital e propor novos caminhos para que a cidade seja mais inclusiva, igualitária e de oportunidades.

O encontro é a culminância de um debate público iniciado em janeiro pelo Movimento ‘Se a cidade fosse nossa’. A iniciativa tem como base o livro da arquiteta e urbanista Joice Berth, com mesmo nome, que mostra os desafios das cidades brasileiras enquanto espaços que refletem injustiças sociais a partir das diferenças raciais, culturais, religiosas, de gênero e orientação sexual.

Neste sentido, o seminário vai discutir em oito grupos de trabalho áreas centrais de Salvador, como educação, saúde, mobilidade urbana, infraestrutura, cultura, ciência e tecnologia, trabalho, economia criativa, esporte e patrimônio histórico e cultural.

Assim, o fórum pretende ampliar o debate social sobre o conceito de cidade inclusiva, direito à cidade, desigualdades estruturais e segregação espacial, inserção de grupos historicamente marginalizados, sustentabilidade e valorização das características culturais e históricas. Ao final, as sugestões serão apresentadas como propostas para a elaboração de políticas públicas.

Para aprofundar este debate, foram convidados o vice-diretor da Universidade Federal da Bahia, Penildon Silva Filho, o diretor da Faculdade de Arquitetura da Ufba, Fábio Velame, o diretor-geral do Irdeb, Flávio Gonçalves, o presidente da Associação de Afoxé Filhos de Gandhy, Gilsoney Oliveira, a presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes, o coordenador do Coletivo Resistência Preta, Dhay Borges, e a coordenadora da Articulação do Centro Histórico, Fernanda Moscoso, entre outros.

O quê: Seminário ‘Se a Cidade Fosse Nossa”

Quando: 4 de maio

Horário: 8h

Local: Faculdade Visconde de Cairu – Endereço: R. do Salete, 50 – Barris, Salvador

redação

Leia Também