Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro já recebeu 27 denúncias sobre intolerância e racismo religioso em 2024
A Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro (FENACAB) tem como principal objetivo atuar em defesa das religiões de matriz africana promovendo a liberdade do culto e o combate a intolerância religiosa e ao racismo religioso. Nesse mês da consciência negra a entidade que possui mais de nove mil filiados, reforça o seu papel no combate ao racismo religioso dando assistência aos terreiros não só na promoção de diálogos, mas também fornecendo consultoria jurídica.
Somente em 2024 a Federação já recebeu e encaminhou junto ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) 27 denúncias de racismo e intolerância religiosa. Vale destacar que existe uma grande diferença entre a intolerância religiosa e o racismo religioso entendendo que a intolerância está voltada especificamente para a religiosidade, já o racismo religioso, como o nome já diz, vai além da religião, subjugando a cor e as raízes das vítimas que são atacadas por seguirem religiões de matriz africana.
“A Fenacab vem combatendo a intolerância religiosa e o racismo religioso, através de uma forte parceria com o Ministério Público Estadual por meio da promotora Dra. Lívia Santana. Seguiremos firmes nesse combate e reforçamos isso ainda mais nesse mês da Consciência Negra”, afirma Aristides Oliveira, presidente da Federação.