Exposição gratuita celebrando 200 anos de amizade entre Brasil e Estados Unidos
Para celebrar os dois séculos de relacionamento entre Brasil e Estados Unidos, Salvador recebe, até a próxima sexta-feira (19), a exposição “Raízes Entrelaçadas: 200 anos de amizade transformando o futuro”. A mostra gratuita, disponível desde o último dia 11, é fruto de uma parceria entre a Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (ACBEU) e a Embaixada e Consulado dos EUA no Brasil, reúne 33 fotografias que exploram a relação amistosa entre os dois países.
Apresentada como uma mostra itinerante, “Raízes Entrelaçadas” foi iniciada em Brasília e passará por mais de 20 cidades até novembro de 2025. Com a curadoria feita pelo professor e coordenador de fotografia da unidade paulista do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-SP), João Kulcsár, a exposição está baseada em “heranças compartilhadas e apoio constante” em temas como “democracia, liberdade, direitos humanos, economia sustentável e combate às mudanças climáticas”.
“O título desta exposição, ‘Raízes entrelaçadas,’ descreve com propriedade o relacionamento entre nossos dois países. Como as raízes de uma árvore poderosa, os laços em camadas e interconectados entre nossas nações se aprofundam na história, na cultura e nas experiências compartilhadas”, aponta Kimberly Kelly, ministra-conselheira da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil.
Nara Pino, gestora da ACBEU Cultural, reforça a importância de eventos como este no fortalecimento do compromisso da Associação em promover experiências culturais. “Buscamos sempre oferecer à comunidade experiências por meio de serviços e uma ampla variedade de eventos culturais. Assim, fomentamos o nosso objetivo de proporcionar atividades que enriqueçam ainda mais a nossa cultura”, destaca.
O Presidente do Conselho Diretor da ACBEU, Jorge Novis, afirma que a instituição está sempre atenta em trazer diferenciais que agreguem em todos os nossos processos e metodologias. “Buscamos oferecer uma imersão efetiva na cultura norte-americana de diferentes formas, já que, na Bahia, somos o único centro binacional reconhecido pela embaixada e consulado dos EUA, além do único escritório do Education USA (Órgão oficial do Departamento de Estado Americano) autorizado a oferecer orientações sobre educação nos EUA”, finaliza.