Exploesia, movimento de poetisas faz homenagem à escritora e jornalista Lindinete Pereira
Nesta quinta-feira (25), aconteceu mais uma edição do Movimento Exploesia, que reúne mulheres escritoras e poetas de Salvador. O encontro fez uma homenagem à poetisa, escritora e jornalista Lindinete Pereira e aconteceu na Casa da Felicidade, no Rio Vermelho, reunindo diversas artistas e convidados.
“É uma honra estar aqui e saber que a nossa poesia tem espaço e vez. Feliz por fazer parte desse movimento de força poética autoral da mulher baiana viva e pulsante”, disse Lindinete.
Criado em 2015, pelas escritoras Vitória Régia, Dilu Machado e Emanuela Carvalho, o Movimento Exploesia, que quer dizer explosão de poesias, já realizou 90 encontros, que acontecem uma vez por mês em cafés, bares e restaurantes da cidade. O grupo conta com 50 poetas e escritoras, além da participação de artistas da música, dança, teatro e artes plásticas.
“A ideia é reunir, acolher, revelar e dar voz à poesia e outras artes produzidas por mulheres baianas que encontram barreiras para mostrar os seus talentos”, disse Vitória Régia.
Atualmente, o Exploesia também faz parte do projeto Degustart, que tem exposição de artes permanente no restaurante Casa de Farinha, na rua Direita do Santo Antônio Além do Carmo. O grupo também se apresenta em hospitais, escolas, abrigos e feiras literárias.