21 de novembro de 2024
Search
Close this search box.

Enem: saiba como montar um cronograma de estudos eficiente

 Enem: saiba como montar um cronograma de estudos eficiente

Com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproximando, muitos estudantes começam a buscar estratégias eficazes para otimizar o desempenho na hora da prova para alcançar a nota desejada. Um recurso a ser utilizado nesse contexto é o cronograma de estudos, que se destaca pelas possibilidades de organização do tempo e ritmo de aprendizagem, além de ajudar na revisão das disciplinas.

Orientadora educacional do Colégio São Paulo, Rita Cavalcanti ressalta que essa alternativa é eficiente porque proporciona a assimilação dos conteúdos de forma gradativa. Assim, o estudante consegue estabelecer uma rotina de estudos que, com o tempo, se torna automática e livre de desvios do foco. De acordo com ela, o primeiro passo é reunir todo o material necessário e identificar as áreas de maior dificuldade ou facilidade.

“Uma dica é começar estudando uma matéria por cinquenta minutos a uma hora, seguido por uma pausa de cinco a dez minutos. Após o descanso, retomar com exercícios relacionados ao conteúdo estudado. Esse ciclo contribui para a eficiência e a construção de uma rotina equilibrada, formando uma base sólida para cada disciplina”, pontua.

A otimização do tempo é outro fator importante, pois a divisão dos horários ao longo do dia permite conciliar momentos de lazer. A profissional reforça que o período de descanso é indispensável, assim como uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos.

Tecnologia e métodos tradicionais 

Atualmente, existem diversas ferramentas tecnológicas e métodos tradicionais que potencializam a preparação. Um exemplo disso são as plataformas educacionais, como o Poliedro, que oferece uma grande variedade de questões das disciplinas cobradas nos exames, além de videoaulas e outros recursos. “É fundamental que o estudante utilize todas essas ferramentas, incluindo a resolução de provas de anos anteriores, para recriar um ambiente de simulação e treinar a gestão do tempo durante a prova, sabendo quantos minutos pode dedicar a cada questão”, destaca Rita Cavalcanti.

O papel da escola também é fundamental durante o processo. A orientadora educacional reforça que o Colégio São Paulo, uma das unidades de educação com as maiores notas do Enem, na Bahia, disponibiliza um fluxograma personalizado para cada aluno, que tem a liberdade de definir os horários e a duração das atividades diárias conforme suas necessidades. Esse recurso visual é dividido por matérias e períodos de estudo e descanso, cobrindo toda a semana, de segunda a domingo.

redação

Leia Também