Doutores e mestres reunidos com o Professor Márcio apresentam projetos e conceitos inovadores para Caetano
Nesta quinta-feira, 20, o Professor Márcio Neves, pré-candidato a vereador de Camaçari, se reuniu com Doutores, Mestres, Mestrandos, Doutorandos e políticos em prol do futuro da educação no município. O destaque do encontro foi a apresentação das propostas e conceitos inovadores, cuja visão pretende transformar o cenário educacional local.
O Professor Márcio iniciou sua apresentação destacando a importância de pensar a educação como um pilar fundamental para o desenvolvimento social e econômico de Camaçari. E relembrou um conselho que ouviu de Luiz Caetano: “Na dúvida sempre escute o povo”. Suas propostas, apresentadas como ideias conceituais, visam não apenas melhorar a infraestrutura das escolas, mas também transformar o ambiente educacional em espaços formativos, inclusivos e sustentáveis. Entre os presentes estavam o pré-candidato a prefeito Luiz Caetano, dirigentes sindicais, e um grupo de mestres e doutores das várias áreas do conhecimento.
Emocionada, a doutoranda Cláudia Baião Opa destacou a importância de oferecer escuta aos professores. “Estar em um espaço onde nós somos escutados, por si só já aponta para um governo de sucesso, e um desenvolvimento maior de todos nós. Educação é pauta de educador, para se construir políticas públicas é preciso nos ouvir. Na educação palavras nunca são apenas palavras, são conceitos”, disse.
Um dos projetos é o Aldeia Curumim, um espaço infantil com viés ambiental que não apenas oferecerá lazer às famílias, mas também servirá como um espaço educativo ao ar livre, ideal para promoção de experiências com o meio natural, provendo o desenvolvimento integral da criança.
Outro projeto inovador é o Centro de Convenções dos Estudantes, destinado a reunir todo o Sistema de Ensino de Camaçari, tanto Pública quanto Privada. Este centro terá como principal objetivo ajudar todos os jovens de Camaçari em seu Projeto de Vida, será um ponto de encontro para feiras de ciências, aulões preparatórios para vestibulares como o IFBA e o ENEM, além de contar com um planetário e uma biblioteca moderna.
Um terceiro destaque é o Centro Especial de Educação Inclusiva, que se dedicará à neurodiversidade, oferecendo um ambiente adaptado e especializado para pessoas com necessidades especiais, além de proporcionar formação contínua para professores e orientação aos pais.
Além desses projetos, Professor Márcio propõe uma releitura da identidade visual das escolas de Camaçari, abrangendo desde a fachada até o mobiliário, com ênfase na funcionalidade e na sustentabilidade, incluindo o uso de energias renováveis na climatização das salas de aulas, também pauta na neuroarquitetura.
Durante o evento, Luiz Caetano enfatizou a importância estratégica de Camaçari para o desenvolvimento do estado, resumindo sua biografia e destacando seu compromisso contínuo com o progresso da cidade. O evento foi marcado por um clima de entusiasmo e comprometimento com o futuro da educação em Camaçari, prometendo abrir caminho para discussões profundas e implementações significativas nos próximos anos.