21 de novembro de 2024
Search
Close this search box.

DÍVIDAS: Você precisa ou quer sair delas?

 DÍVIDAS: Você precisa ou quer sair delas?

Entre os participantes do BBB24, muitas precisavam do dinheiro do prêmio e focaram nisso, mas poucos, como Davi, campeão, focaram no querer ganhar o jogo, que daria no mesmo, teria o prêmio de 3 milhões (R$ 2,92 milhões, corrigidos e descontados impostos). Essa postura de Davi e de outros, fizeram a diferença, porque precisar é um objetivo que mais te frustra que ajuda a seguir um objetivo.

Vamos pensar juntos. Precisar vem da ordem daquilo a que não se tem acesso direto na cabeça, algo explosivo, às vezes contidos no passado ou em pensamentos soltos, ou seja, vem de repente de uma vontade instantânea e que acontece em meio a conversas ou pensamentos fortuitos, como uma vontade de resolver algo de imediato, agora, na hora que pensou e geralmente, isso mais gera frustrações, porque poucas são as coisas que se resolve na mesma hora, e quem assim pensa acha que não é mais capaz de resolver seus problemas. Este é o grande problema em torno do “Preciso”.

O querer, ou o ato de querer, desejar, tem sua origem no pensamento, na consciência, é um pensamento completo, refletido, cercado de análise e possibilidades reais e factíveis, ou seja, escolhemos “querer” algo que lhe parece interessante, necessário, importante, etc, e isso nos leva para o campo de análise das possibilidades reais e as ações necessárias. “Deus é que efetua tanto o querer como o agir” (Filipenses – 2:13).

Você quer algo? Então, o que de fato você está disposta(o) a fazer para que isso aconteça na sua vida? Ai, nesse momento você sai do automático, para de repetir o que houve e repete sem pensar, coloca um proposito a sua frente e sai em busca de realizar. Querer algo é agir na direção daquilo que se quer, ainda que haja obstáculos.

O primeiro passo é fazer um planejamento para seguir adiante na direção da sua meta. É importante ter atenção para não confundir devaneios e sonhos com objetivos. Seu cérebro precisa receber informações claras para que corpo, mente e emoções se alinhem na mesma direção. A decisão de conquistar algo traz o comprometimento para promover as ações necessárias para realizar o seu desejo. É preciso ir até o final. E o final é quando chegar lá.

Hoje no Brasil temos 77,9% das famílias endividadas, que significa que tem dívidas acumuladas, parcelas a vencer, e as contas não estão em equilíbrio. Esse é um dado altíssimo e preocupante, pois veem trazendo inúmeros problemas para as famílias, desde de questões materiais a questões psicológicas, transtornos do sonho e tristeza e dificuldades de sonhar e ser feliz.

A mudança desse estagio, dessa condição de estar endividado, sair dessa condição exige querer, não precisar, pois sabemos que precisar dá e passa, deixando frustrações, em vez de boas sensações.

Querer sair das dívidas, requer ter um plano que lhe ajude a entender o todo e saber como pensamos cada etapa e as dificuldades que temos na nossa formação que precisamos mudar. Exige paciência também, cuidado com as urgências impossíveis. Coloca na geladeira, e vai etapa por etapa, saindo desse lugar da dívida, com paciência, e vendo as coisas mudarem, você voltar a acreditar em si, poder voltar a sonhar e sorrir.

Podemos te ajudar, com nosso Ebook: Suas Finanças no Azul: https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/suas-financas-no-azul-das-dividas-aos-investimentos/F83548251D

 

Bruno Mota
Economista

Siga no Instragram: @financasparajovensoficial

Siga no TikToK: Financas para jovens

redação

Leia Também