Carne no olho: hospital realiza mutirão de atendimento para pacientes com pterígio
Popularmente conhecido como “carne no olho”, o pterígio é o crescimento anormal da membrana que cobre a córnea e tem como causa principal, a exposição excessiva ao Sol. Esta doença afeta muitas pessoas e geralmente, em sua fase inicial, pode representar apenas a sensação de um corpo estranho no olho.
Porém, além da questão estética, o pterígio pode evoluir e prejudicar a visão do paciente, quando não tratada devidamente. O Hospital Humberto Castro Lima, por meio do seu braço social, o Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira (IBOPC), realizará triagem para atendimento oftalmológico a pacientes que possuem pterígio.
O atendimento acontecerá no dia 08 de junho, das 07h às 10h. Neste primeiro momento, será feita uma triagem onde será avaliada a evolução do quadro e a necessidade de cirurgia. Em caso da necessidade de acompanhamento oftalmológico, o paciente será agendado para iniciar o tratamento.
Os documentos são carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. “Através desta triagem, conseguiremos identificar e iniciar o tratamento de centenas de pacientes que, por diversos motivos, não buscam atendimento oftalmológico e que podem ter sua visão prejudicada pela falta de acompanhamento”, afirmou Mariana Soliani, superintendente do HHCL/IBOPC.
O Hospital Humberto Castro Lima é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que nasceu em 1954 com o propósito de atender quem não tinha acesso a serviços de saúde em Oftalmologia. Atualmente atende pacientes de forma particular, por convênios de saúde suplementar e pelo SUS, através do IBOPC.
SERVIÇO
O que: Triagem para atendimento de pterígio
Onde: Rua Pedro Lessa, nº 118 – Canela – Salvador/BA
Quando: 08 de junho, das 07h às 10h.
Quanto: por meio do SUS
Documentos: Carteira de Identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.
*Pacientes do interior da Bahia podem ser atendidos, desde que os municípios de origem tenham pacto e saldo com a Secretaria de Saúde de Salvador.