ALBA recebe exposição ‘Bahia em finas tiras de papel’ da artista visual Anatê
Retratos mostrando a Bahia, Salvador e divindades do catolicismo e do candomblé, feitos em finas tiras de papel colorido, compõem a exposição da artista visual Anatê, no Espaço Cultural do Saguão Josaphat Marinho, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), no Centro Administrativo da Bahia – CAB. Com o tema “Bahia em finas tiras de papel”, a exposição fica em cartaz até a próxima sexta-feira (6).
As obras da artista são feitas utilizando a técnica quilling, filigrana em papel, e dão vida a diversos elementos da cultura, da religiosidade e da história da cidade. “Salvador é uma cidade incrível, com uma cultura extremamente rica! Então, eu tento transmitir nos meus quadros a beleza e a energia de tudo o que nos envolve em Salvador e na Bahia”, disse.
Uma das principais características do trabalho de Anatê é a pesquisa. Segundo ela, esse processo de criação permite que as obras sejam ricas em detalhes. “Tudo começa com uma imersão. Eu escolho um tema e me aprofundo. Busco algo que me dê sentido e comunique com as pessoas, que façam elas mergulharem e se sintam abraçadas por essas histórias”, explicou.
Anatê é uma artista autodidata que começou a se dedicar à arte após a morte do seu esposo. “Ela (arte) chegou de mansinho me convidando a sentir e ver a vida de uma nova forma, me ajudando a superar desafios e expressar pensamentos e sentimentos”, destacou.
A artista faz parte do coletivo de arte DegustArt, que tem exposição permanente no restaurante Casa de Farinha, no Santo Antônio Além do Carmo. “É um coletivo de arte formado por artistas que têm técnicas diferentes de artes visuais. No dia 25 de setembro, lançaremos a terceira edição, com tema Ser Tão Surreal”, disse.