22 de novembro de 2024
Search
Close this search box.

BA-099 deve receber mais de 119 mil veículos durante o feriadão de Semana Santa

 BA-099 deve receber mais de 119 mil veículos durante o feriadão de Semana Santa

Considerado um tradicional feriado para muitas famílias, a Semana Santa é o momento em que diversas pessoas pegam a estrada para aproveitar os dias de folga. Com o objetivo de assegurar a fluidez e segurança no trânsito durante este período, a Concessionária Litoral Norte (CLN), empresa do Grupo Invepar, inicia uma operação especial na BA-099 na quinta-feira (28).

Entre os dias 28 e 31 de março, a CLN prevê a circulação de mais de 119 mil veículos pela rodovia. O dia de maior movimentação será a quinta-feira (28), com a previsão de 38 mil veículos no total, sendo 25 mil no sentido litoral, com fluxo concentrado entre 14h e 20h, durante a sexta-feira (29), espera-se movimentação menor, com previsão de 24 mil veículos no total, sendo 16 mil no sentido litoral, com fluxo  concentrado das 9h às 12h. Durante o retorno para Salvador, no domingo (31), são esperados cerca de 33 mil veículos, sendo 25 mil sentido Capital, com fluxo mais intenso à partir das 14h, podendo se estender até às 21h.

Daniel Ovalhe, Gerente de Operações da Concessionária, ressalta a importância de uma preparação prévia ao pegar a estrada. “É necessário que os motoristas estejam atentos as condições do carro antes de iniciar a viagem, revisando principalmente o motor (água, óleo, combustível), freios, para-brisas e os faróis. Com a viagem iniciada, é importante estar atento a sinalização e aos limites de velocidade na rodovia”, aconselha.

Ovalhe também reforça a importância da operação especial planejada pela CLN. “Com os motoristas já informados sobre dias e horários de maior fluxo, a tendência é que haja um planejamento por parte dos condutores a fim de evitar fluxos intensos e grandes esperas, garantindo uma viagem ainda mais segura na ida e no retorno”, reforça.

Formas de pagamento   

Para quem deseja economizar tempo ao passar pela Praça de Pedágio, temos duas dicas: optar pelas pistas automáticas que funcionam por leitura de etiquetas eletrônicas (TAG), desde que estejam ativas e para aqueles que optarem pelas pistas manuais, é realizar o pagamento por aproximação, via dispositivo NFC habilitado, pois é a forma mais rápida e ágil, seguida pelo pagamento em dinheiro. Os usuários também podem utilizar cartão com chip, mediante digitação da senha ou via PIX, que consomem mais tempo em relação as opções anteriores. Sabendo dessas informações é possível se planejar para utilizar a forma que ofereça a melhor experiência e praticidade durante a passagem pela Praça, ganhando tempo em sua viagem, podendo utilizar cartões, celulares, relógios, pulseiras e outros dispositivos com NFC, desde que habilitados em suas instituições financeiras. O pedágio oferece variadas opções para que o usuário “adiante” sua passagem pela praça. Até o momento, são aceitos pagamentos nas bandeiras Mastercard, Visa, Elo e Hipercard.

 Acostamento trafegável   

Em algumas situações, como em momentos de grande fluxo, a CLN poderá liberar o tráfego pelo acostamento. Essa atividade ocorrerá apenas por meio de orientação dos operadores da Concessionária e através da sinalização de placas. Sempre importante frisar que o tráfego pelo acostamento, sem autorização ou liberação da Concessionária, pode gerar uma infração grave com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.

Praça de Pedágio      

Com o aumento do fluxo de veículos, a equipe é reforçada com Operadores “Papa-fila”, que atuam na Praça de Pedágio para dar mais fluidez ao tráfego. E caso opte pelo pagamento em espécie, a Concessionária recomenda ainda trazer o valor da tarifa trocado. E para os interessados em obter a TAG para passagem nas cabines automáticas, é possível adquirir através de um representante das operadoras na Praça de Pedágio ou entrar em contato com as centrais de vendas das empresas: ConectCar, Move Mais, Sem Parar, Taggy e Veloe.

redação

Leia Também