24 de novembro de 2024
Search
Close this search box.

Projeto oferece qualificação para estudantes de escolas públicas de Candeias 

 Projeto oferece qualificação para estudantes de escolas públicas de Candeias 

Com olhar voltado à inserção no mundo do trabalho e desenvolvimento de diferenciais competitivos, a Junior Achievement Bahia oferece a Trilha Empreendedora – Conectando Jovens ao Mundo do Trabalho, para jovens do município de Candeias, Região Metropolitana de Salvador. No primeiro semestre, vai contemplar turmas do ensino fundamental II do Colégio Municipal Professor Dásio José de Souza, em Nova Candeias. Já no segundo semestre, vai atender turmas de ensino médio do Colégio Estadual Cidade de Candeias, no bairro Dom Avelar.

A ação, que acontece em parceria com a Vopak, empresa holandesa de armazenagem de produtos líquidos para as indústrias química e de petróleo, e a Fundação WeConnect, inclui uma série de atividades focada em educação empreendedora, diversidade, inclusão e ferramentas de inovação. Com carga horária de até 30 horas por turma, a experiência de aprendizagem contará com atividades pensadas na conquista de conhecimentos e habilidades cruciais para o ingresso e crescimento no mercado de trabalho.

Dividida em duas etapas, cada uma com três programas, a capacitação visa estimular a conexão com o mercado de trabalho, a partir da formação de competências técnicas e comportamentais. Além de conteúdos que envolvem a elaboração de um bom currículo e preparação para entrevistas de emprego, abordará temas sobre STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), design thinking, Matriz CSD (método utilizado na iniciação de projetos), pitch (apresentação direta e curta), mapa de empatia e protótipos.

Gerente executiva da JA Bahia, Tainã Neves destaca que a iniciativa tem o objetivo de promover o engajamento escolar, combater a questão da evasão escolar, estimular o interesse nas carreiras STEM, além de apoiar os alunos na escolha profissional e da graduação. “Acreditamos que a aprendizagem é transformadora quando é criativa, quando o jovem experimenta, desenvolve e resolve problemas; autônoma, quando o ajuda a assumir a responsabilidade pela sua aprendizagem; e instigante, quando favorece o contato com ideias e conceitos poderosos que embasam sua busca e percepção da vida. Por isso, apostamos na Trilha de Aprendizagem”, afirma.

Fernanda Souto, gerente de RH da Vopak Brasil, afirma que “participar do desenvolvimento de jovens promovendo programas, técnicas e ferramentas que possam dar a oportunidade de fazer a vida deles fluir, se conecta com a missão da Vopak que é ajudar o mundo a seguir em frente.”

redação

Leia Também