FINANÇAS: APRENDA INVESTIR
No campo pessoal, as possibilidades de aumento dos impostos sobre pessoa física (PF), em meio a várias crises, instabilidade econômica e política, inflação e baixíssimo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a pergunta que se apresenta é: Como salvaguardar os ganhos e ainda adicionar valor sobre o mesmo, fazendo-o trabalhar para seu dono?
Imagem Ilustrativa
O ouro já foi uma reserva de valor importante na história econômica, e ainda é, e foi bem usada nos dois anos do Covid-19, dada as instabilidade e a segurança do metal e sua liquidez mundial, mas há muitas outras ferramentas na vida moderna que podemos usar, a nosso favor. Vejamos esses e suas opções, mas antes de mais nada precisamos saber qual a sensibilidade aos riscos e os objetivos que cercam da cada um dos investidores, referencias para tomada de decisões, além de saber que não haverá formula mágica sem caminhos únicos, e sim planos heterodoxos, que dão certos. O melhor plano de investimento para você dependerá de sua situação financeira individual, seus objetivos de investimento e seu apetite ao risco.
Imagem Ilustrativa
Bem, Risco é um conceito relacionado a perigo, ameaça ou insucesso. Com isso, o termo remete à chance de determinada atividade não sair conforme o planejado ou em desacordo com os seus interesses. Isso ocorre por envolver fatores que não dependem da sua vontade e sim das variáveis que alteram os valores e o mercado financeiro como um todo. A aversão ao risco é natural ao homem, mas é possível educa-lo para buscar uma nova compreensão e obter novos ganhos, pacientemente.
Imagem Ilustrativa
Para tanto, às vezes, se faz necessário mudar o mindset e começar a se apropriar de novas informações que ajude a, gradualmente, se familiarizar com o ambiente e termos financeiro, e poder questionar, de forma inteligente, as ofertas que aparecem por vários caminhos. Uma racionalidade que não se aprenda em escolas e universidades.
Segundo o Prêmio Nobel de economia, Daniel Kahneman, do livro: Rápido e devagar, duas formas de pensar, sumariamente, ele diz: nosso pensamento pode se desenvolver tanto veloz quanto lentamente, dependendo dos elementos que, conscientemente ou não, priorizamos em nossas vidas pessoais e profissionais: intuições e emoções ou lógica e racionalidade, mas precisamos do pensamento lento, para tomar novas decisões. O conjunto de decisões que seguem como recomendações, se fortalecem e se unem, em prol de uma caminhada que o faça saltar de nível, progressivamente e pacientemente, não há respostas rápido e se aparecer proposta com esse time, se esquive o mais rápido possível. Se não tem um plano, construa com o passo-a-passo abaixo e se aproprie das ideias e as razões por traz de cada uma.
Sendo assim, no campo prático, seguem alguns consensos. O primeiro é: pague suas dívidas, elas são um fardo financeiro e podem impedir você de alcançar seus objetivos de longo prazo.
Crie uma reserva de emergência de pelo menos seis meses ou um ano de despesas.
Tenha um plano para a aposentadoria. A aposentadoria é uma das despesas mais importantes da sua vida, e é importante ter um plano para como você vai pagá-la. Converse com um conselheiro financeiro para criar um plano de aposentadoria que atenda às suas necessidades, e troque ideias com pessoas de sua confiança.
Ter um percentual para doar, é parte de uma vida prospera.
O mais complexo de todos é: Invista seu dinheiro, pois tem muitas variáveis e os inúmeros eventos de incertezas descritos no início deste artigo. O investimento é uma ótima maneira de fazer seu dinheiro crescer ao longo do tempo. Existem muitas opções de investimento diferentes disponíveis, então estude, converse com amigos e com um conselheiro financeiro para encontrar a melhor opção para você, além de aprender sobre análise de indicadores econômicos. O plano é, não fique na mão de ninguém., e seja crítico e conservador.
Quanto mais cedo você começar a investir, mais tempo seu dinheiro terá para crescer. Divida seu dinheiro em diferentes investimentos, ou entre “várias cestas”, a expressão mais comum. Isso ajudará a reduzir seu risco e perdas possíveis. Sim, terá que lhe dar com perdas e isso exige uma psique e amadurecimento. Envolva os filhos e estes, te educarão à medida que te atualizam.
Sucesso em seu caminho de aprendizado e resultados! E segue a gente: @financasparajovensoficial