1ª Feira Literária do Quilombo de Cordoaria acontece dia 29 de novembro, em Abrantes
A 1ª Feira Literária do Quilombo de Cordoaria (FLQC) será realizada no dia 29 de novembro, no Quilombo de Cordoaria, em Vila de Abrantes, Camaçari. Com uma programação extensa, das 8h às 22h, o evento contará com oficinas de escrita criativa, feitura de bonecas abayomi, experiências sensoriais com ervas, contação de histórias, capoeira e gastronomia.
A ação é promovida pela Associação Viva a Vida por meio do projeto Biblioteca Comunitária Afroteca Muvuca, importante trabalho desenvolvido com crianças da localidade no acesso à literatura negra, indígena e quilombola.
Programação – Na parte da manhã, o evento será exclusivo para mais de 100 crianças do quilombo. Durante a tarde, estará aberto ao público, incluindo visitas de escolas públicas da região, com expectativa de receber cerca de 100 alunos. A programação voltada para os adultos começará às 18h, com destaque para uma mesa de debates sobre juventude negra.
Lançamentos literários – Dois lançamentos marcam a feira: o livro “Pretinhos e Pretinhas Incríveis”, uma coletânea de 30 contos protagonizados por personagens negros, organizada por Marcos Cajé e publicada pela Themba Editora. A escritora e arte-educadora Regina Luz, madrinha da Afroteca Muvuca, apresentará seu conto Kianda, que compõe a coletânea.
Também será apresentado o artigo dos pesquisadores Marcos Paulo Oliveira e Lucas Barbosa, pós-doutorandos da UFBA, que discute a necessidade de uma política de drogas mais justa, menos racista e elitista.
Pesquisa e debate sobre saúde mental – Durante a FLQC, a Associação Viva a Vida apresentará os resultados da pesquisa “Favela Vive? Diagnóstico da saúde mental dos estudantes no contexto de vulnerabilidade sociorracial”, realizada em parceria com a Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).
A coordenadora da Viva a Vida, Evelin Salles, destaca que o estudo foi realizado em escolas estaduais de Camaçari, abordando as dificuldades enfrentadas pelos jovens no ambiente escolar e propondo novos caminhos para dialogar sobre as necessidades da juventude negra. A mesa de apresentação contará com a pesquisadora Vanessa Lemos, que discutirá questões relacionadas ao abandono escolar de jovens negros.
Oficinas, contação de histórias e cultura – Para o público infantil, a escritora Cláudia Costa trará a narrativa de seu livro Ayana e o passeio à Lagoa do Abaeté. Já o poeta Thiago Almir e o escritor quilombola Davi Brito, autor de O pequeno príncipe negro do Quilombo de Cordoaria, conduzirão oficinas de escrita criativa.
As oficinas sensoriais, sob a orientação de Mariana Gonçalves e Betânia Barreto, oferecerão experiências com ervas aromáticas, promovendo relaxamento e bem-estar para as crianças e experiências sensoriais. Mestre Pica-Pau, do grupo Aquilombar Capoeira, comandará uma oficina de capoeira, acompanhada por apresentações percussivas do grupo Tambores de Cordoaria.
A gastronomia local também será valorizada, com os beijus tradicionais das Beijuzeiras de Cordoaria. Além disso, a programação incluirá oficinas de feitura de bonecas abayomi, conduzidas pelo projeto Brincanderê, de Bárbara Pereira, e uma celebração da estética negra com a jovem trancista Emelly Santos.
A 1ª Feira Literária do Quilombo de Cordoaria é um marco cultural que celebra a identidade e o protagonismo negro, unindo literatura, cultura e debates relevantes para a comunidade.